top of page

Sistema de M+ com dificuldades! Ion Hazzikostas dá detalhes.

  • Foto do escritor: NandoGRB
    NandoGRB
  • 13 de jan.
  • 3 min de leitura

Nas últimas semanas a quantidade de jogadores interessados e realizando Masmorras Mítica+ vem despencando, conforme recentes estudos publicados pela equipe da raider.io.


Como apresentado, se comparada as 3 expansões anteriores, houve uma queda significante na participação de jogadores neste tipo de conteúdo em The War Within, especialmente se comparado a Dragonflight, que manteve números estáveis em suas temporadas. A 14ª semana de The War Within teve apenas 1/4 dos números da 1ª semana e as dificuldades em formar grupos saudáveis começaram a aparecer.

As 14 semanas de M+ em TWW
As 14 semanas de M+ em TWW
As 30 semanas de M+ em BFA
As 30 semanas de M+ em BFA

Como podemos ver, na 18º semana de M+ de Battle for Azeroth havia mais de 50% mais jogadores concluindo Masmorras Míticas+ do que em The War Within.


Em entrevista à PC Gamer, Ion Hazzikostas (diretor sênior de WoW), detalha que ao inserir o sitema de Imersões (Delves) ao jogo, sabiam que muitos jogadores trocariam sua fonte primária de equipamentos das Míticas+ por Imersões, visto que as Imersões oferecem um estilo de jogo mais flexível e que mais alternativas para se atingir seus objetivos não são um problema. No entanto, se jogadores que se divertiam com Míticas+ passaram a ter frustrações e problemas devido estas mudanças, ele concorda que algo precisa ser corrigido.


Kelsey Cox, diretora geral do Raider.io, explica que parte do problema vem da "busca incessante pelo meta" e que a 1ª temporada de TWW agravou esse problema. Kelsey detalha que 93% das M+ de nível 16 ou mais usaram Paladino(a) Proteção como tanque e que em toda a expansão Dragonflight nenhum tanque preencheu mais de 40% da tabela.


Kelsey também mostra que a exata composição Paladino (Proteção) - Sacerdote (Disciplina) - Cavaleiro da Morte (Gélido) - Conjurante (Aprimoramento) - Paladino (Retribuição) representam 40% de todas as Míticas+, visto que em Dragonflight nenhuma composição específica ocupava mais de 6% da tabela.


"Quando jogadores usam especializações que não são consideradas "meta" o suficiente nem para receberem convites para grupos, a situação se torna desmoralizante. Isso pode fazer com que jogadores decidam abandonar de vez as Míticas+, ainda mais em uma temporada com o 'meta' tão estreito como o da temporada atual", diz Kelsey.

O ranking de composições de grupos M+ em TWW
O ranking de composições de grupos M+ em TWW

Ion diz que a equipe compreende a frustração da dificuldade em encontrar grupos e que apesar de em alguns momentos existirem grandes desequílibrios entre classes, muitas vezes é possível alcançar o sucesso com grupos "não-meta", porém compreende que os convites de grupos tendem a favorecer as classes "quebradas" do momento e que os dados apresentados não trazem nenhum conforto ao jogador que foi recusado por "estar na spec errada".


Tudo isso, somado ao aumento de dificuldade das M+ em TWW, nos trouxe ao pior cenário desde a criação do popular sistema.


Visando corrigir diversos destes problemas a Blizzard já anunciou mudanças para a 2ª temporada, pedras-chave +10 ou superior não perderão mais níveis em caso de falha, a maioria dos afixos foram revistos, grandes mudanças na classe Aprimoramento irão ocorrer para diminuir a massiva presença da classe nas formações de grupos e teremos diversas mudanças nas masmorras da temporada.


Ion, que agora supervisiona também WoW Classic, conclui que cabe a equipe criar um ambiente divertido para todos que queiram participar de masmorras míticas, que a equipe já está fazendo testes e mudanças a respeito disto e focará nestas mudanças para criar um ambiente saudável para o sistema M+.






 
 
 

Comentários


Vida em Azeroth © 2025 por Fernando Ferreira. World of Warcraft® e demais termos relacionados são marcas registradas da Blizzard Entertainment, Inc.

bottom of page